CARÓ Portfólio Artístico
Revitalizar
O projeto Revitalizar foi contemplado pelo premio aluno artista do SAE-Unicamp do ano de 2017. Durante oito meses trabalhei a partir da ideia de intervenções efêmeras, utilizando materiais orgânicos, estas inspiradas na Land Art dos anos 60 e suas posteriores leituras a partir de uma natureza já interferida pela ação humana.
Buscamos observar a relação dos ciclos da planta com o ciclo da vida humana, tendo em vista os conceitos de "ambiente terapêutico" "teoria da plasticidade'' e ''escultura social'' propostos pelo artista alemão Joseph Beuys em suas ações ambientais e sociais que criam o conjunto de sua obra artística e conceitual.
As preocupações formais das intervenções partem da proposta da Teoria da Plasticidade que Joseph Beuys formula em seu trabalho artístico, tratando sobre o desenvolvimento da planta concernente ao elementos da alquimia de Paracelso sal,mercúrio e enxofre .
A partir do conceito de Beuys sobre o Ambiente Terapêutico, dois jardim foram construídos, um no Ateliê de artes da Moradia estudantil e outro no departamento de artes corporais do instituto de artes, utilizando ervas terapêuticas como lavanda, camomila e malva, que possuem características anti-estressante naturais.
A Escultura Social é uma forma de movimentação de informação de forma a gerar encontros e possibilidades, essa foi explorada através das redes sociais como forma de propagação de fotografias das Land Arts e as ações do projeto, como o feitio dos jardins e beber os chás que foram cultivados.
Equipe Integrante
1ª proponente: Caró De Castro Brandao, criador das intervenções efêmeras,fotógrafo e jardineiro
2ª proponente: Henrique Cesar Hokamura Silva, produção técnica,fotógrafo e jardineiro
Clara gonzaga leite: fotografa.