CARÓ Portfólio Artístico
Ojalá
joalheria contemporânea
"La exhibición de cierre del Proyecto Ojalá se llevó a cabo en la ciudad de Munich, durante el evento “Schmuck”, Semana Internacional de la Joya, en Café Clara en Marzo 2017 y en Berlín, en el espacio Único de joyería contemporánea y diseño argentino.
En las muestras realizamos la presentación de las piezas creadas en forma colectiva, acompañadas por un registro fotográfico, documentación y fragmentos de relatos de los participantes; asi como tambien las 34 ilustraciones realizadas por artistas. Durante las exhibiciones se generaron conversaciones y debates acerca del proyecto, a partir del relato oral de las historias relacionadas a las experiencias individuales y artísticas de los diversos participantes e ilustradores y su relación con las organizadoras. También se sostuvieron visitas privadas destinadas a recibir exclusivamente a galeristas, críticos de arte, docentes y grupos de estudiantes."
Se realizó el seguimiento de las diferentes actividades mediante la página de Facebook y de Instagram del proyecto:
Patricia, Alejandra y Sabina
Durante o processo de desenvolvimento de uma residencia artística em Buenos Aires, na Casa de Munhecas, fui convidado pela ilustradora Ana Luisa Stok a participar como ilustrador do processo de duas das joias do projeto de joalheria contemporânea, Ojalá.
No projeto o mote central é a produção de teias de afinidades sociais criando narrativas e historias que conectam artistas, para tal 32 "gemas" criadas pelas joalheiras Patricia, Alejandra e Sabina foram distribuída e constantemente passadas de joalheiras a joalheiros para que cada um criasse uma parte da peça final.
A historia da joia 21 foi o que me fez ser convidado ao projeto, pois durante o processo de construção desta em Buenos Aires, uma joalheira brasileira foi a cidade em viajem e foi convidada por Patricia a construir parte de uma das peças. Devido a semelhança das historias nas viagens durante o processo de desenvolvimento do Ojalá, fui convidado a participar do projeto.
A ilustração da peça 13 foi de minha escolha e esta se dá em uma semelhança em uma dificuldade de compreensão, da parte do joalheiro que (não) fez a joia, pois escutou mas não entendeu a proposta do projeto, não passando a joia a outros e minha dificuldade de compreender as semelhanças e diferenças do português para o espanhol .
As fotografias são de um amigo que estava em Munich, Pedro Bettin.